Pages

quinta-feira

Você sabe qual a diferença entre Vintage e Retrô?

Oiiiiiiii

Muito de nós têm as idéias clarificadas com relação à esses dois termos. No entanto, ainda assim nos deparamos com algumas dúvidas, por exemplo: Uma peça X é Vintage ou retrô? Dessa forma, o post de hoje ajuda a tentar esclarecer melhor essa confusão que as vezes fazemos.

Vamos lá. Conforme pesquisa sobre conceituação, Vintage é uma estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.
Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas setentistas, oitentistas e noventistas um certo teor "vintage", mas, por serem relativamente recentes, o termo não é devidamente atribuído a estas décadas. O resgate da moda pin-up é um exemplo de "moda vintage". Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época. Mas tambem sendo usada em outras epocas.

Uma decoração vintage:

 Sabe aquela estante antiiiiiiga da sua avó, é uma peça vintage e está super em alta em decoração


Abaixo, exemplo da moda vintage















Peça vintage..Rádio antigo :)

Agora vamos ao retrô: Focando mais na moda. O Chamado Fashion Retro ou New old (Novo velho), é um estilo de vestuário que consiste em usar roupas usadas no passado. Esta forma de vestuário, muitas vezes inclui roupas e acessórios que são característicos de determinado período, que marcaram época; muitas pessoas usam de forma exagerada e em combinações com roupas atuais. Exemplos são: bolsas de couro dos anos 50, jeans Boca de Sino, grandes óculos, chapéus, jaquetas funky (vulgarmente Adidas Classics) e sapatos, gravatas de pequeno porte, lenços chiffon, equipamentos desportivos, etc. Maquiagem também pode ter uma parte na moda retro feminina, com os pontos focais estando fortemente alinhados aos olhos e batom vermelho, penteados como Pompadours, rabos de cavalo, e ducktails podem ser adotadas, bem como os estilos que o modelo das estrelas de cinema dos anos 1940 e 1950.

Exemplos:



As peças retrô são aquelas peças novas, mas que foram inspiradas em alguma década passada, ou seja releituras.Os estilistas, ao criarem suas coleções, buscam reinventar e ao mesmo tempo inovar com referências no passado. Por exemplo, o estilo poá que eu adoro é retrô

exemplo :)



E vocês gostam desses dois estilos na moda, na decoração?
Cá em Portugal têm uma loja que se chama " A loja do Gato Preto" e particularmente as peças vintage são lindas, #suspiros!

Beijinhos,

Ed

P.S: Fonte de algumas informações: Wikipedia e imagens: Google :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário